7/12/17 às 11h17 - Atualizado em 26/11/19 às 18h24

Rede de Controle: trabalho integrado no combate à corrupção é tema de seminário

Controlador-Geral do DF foi palestrante

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios promoveu, em parceria com a Rede de Controle, o seminário “Combate à corrupção: a importância da atuação em rede.” O evento celebrou o Dia Internacional de Combate à Corrupção (09.12) e teve o objetivo de promover o debate sobre a forma de integração dos órgãos de controle e a sociedade civil visando fortalecer o combate à a corrupção.

O primeiro painel abordou a relevância da prevenção primária e do controle social dos recursos públicos. O conselheiro nacional do Ministério Público, Sílvio Amorim, falou sobre a campanha #TodosJuntosContraCorrupcao, que tem a finalidade de consolidar e disseminar propostas de prevenção à prática da corrupção. Ao todo, foram recebidas mais de 90 propostas. As 22 melhores receberam certificado e ficarão disponíveis em banco de ideias na Internet. O projeto Controladoria na Escola, da Controladoria-Geral do DF, foi uma das iniciativas certificadas.

O segundo painel tratou da atuação integrada dos órgãos de controle para o enfrentamento à corrupção e contou com a participação do controlador-geral do Distrito Federal, Henrique Ziller. De acordo com o controlador-geral do DF, é indispensável a atuação em conjunto, inclusive com a troca de informações. “Não é simples fazer essa rede colaborativa, não é simples confiar uns nos outros. Nós queremos receber informação, mas não queremos partilhar. Precisamos avançar nesse aspecto”, completou.

Rede de Controle

Criada em 8 de dezembro de 2016, a Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal é formada pelo MPDFT, pelo Ministério Público de Contas, pelo Tribunal de Contas, pela Controladoria-Geral, pela Secretaria de Fazenda e pela Polícia Civil. A iniciativa visa integrar os órgãos que atuam na fiscalização do uso de recursos públicos e estabelecer práticas uniformes para o diagnóstico, a prevenção e a repressão à corrupção. Também busca fomentar a organização da sociedade civil e dos cidadãos para que denunciem aos órgãos de controle práticas irregulares ou ilícitas que identifiquem na Administração Pública.

Com informações do MPDFT.

Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal

contato@rededecontrole.df.gov.br