Nos dias 10 e 11 de novembro, em João Pessoa/PB, ocorreu a 3ª Reunião Plenária da Secretaria Executiva da Rede de Controle de Gestão Pública. Trata-se de um encontro anual que reúne as redes de controle de todas as unidades da Federação para a discussão sobre temas inerentes aos órgãos de controle, definição de prioridades e apresentação de boas práticas aplicadas.
O evento, que foi realizado nos auditórios do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e da Secretaria do Tribunal de Contas da União naquele estado, contou com a participação de representantes das redes de todos os estados do Brasil e foi organizada pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FOCCO-PB, atualmente sob o comando do auditor do TCU Márcio Fernando Sueth, que também coordena a Secretaria Executiva Nacional.
A Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal foi representada no evento por seu atual coordenador, Leonardo de Castro Cardoso, delegado da Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF.
Os participantes debateram temas como a transparência pública, o controle social, as organizações sociais de saúde, o controle interno dos municípios, a aplicação de recursos na educação, a integridade e a governança. Também foram ministradas duas palestras sobre o atual cenário do país no combate à corrupção e o controle e a auditoria interna na Administração Pública.
Foi apresentado, ainda, um balanço sobre do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC. Ao final da reunião, a Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina foi eleita para presidir a Secretaria Executiva das redes de controle no ano de 2023.